quarta-feira, julho 30, 2008

 

Paradise 1 (Day 5: 23 de Julho, 4ª feira)

Areia branca, água a 27 graus e calmaria até aonde o olhar ver. Pela ilha acima um verde forte a assinalar a vida. O excesso de calma também pode ser aborrecido, pelo que começamos na busca de alguma actividade. Talvez um passeio de barco à volta da ilha. Parece que toda a gente à nossa volta teve a mesma ideia. Ainda estávamos a assentar nessa ideia e já três tipos com o mesmo panfleto nos ofereciam o programa, segundo reclamavam, pelo mesmo preço sob pena de sofrerem penalizações (será que esta também passava na autoridade da concorrência). Num long tail boat, o típico barco de pesca local, arrancámos pela água feito chão, para várias paragens ao longo das diferentes praias da ilha. Visita a uma pequena queda de água na primeira paragem, snorkling na 2ª e almoço na 3ª (talvez outras paragens para mergulho pelo meio). Tudo dá imenso prazer quando o sol está radiante por cima das nossas cabeças e esse foi-nos oferecido… Ao almoço, juntámo-nos a um tipo da Singapura com quem já vinha falando durante o passeio (achou importante contar, por exemplo, que num curso de piloto nos USA tinha conhecido vários portugueses e um deles era madeirense amigo do Ronaldo. O que o fará mais feliz a este português: ser piloto de caças ou ser amigo do Ronaldo?). Viajante solitário (depois da namorada ou ter deixado já com viagem comprada), com cerca de 30 anos e munido apenas de óleo bronzeador, tinha pousado o seu F16 da força aérea da Singapura durante uma semana para se estender na praia. Aprofundei a minha curiosidade e apetite por uma carreira de piloto aéreo. Estas trocas de como vieste tu cá parar e conta-me coisas sobre o que fazes são talvez a melhor razão para viajar. Claro que se podem tornar cansativas principalmente porque a primeira abordagem é sempre igual e como sabemos a repetição é cansativa ao ser humano. Depois há sempre os momentos especiais como quando ao nosso lado tentam afastar uma formiga e ao soprar sai um bocado de frango (a formiga agradeceu e o almoço da Rita nem por isso ficou menos completo). No regresso um jogo de voleibol noutra praia ainda. É sempre reconfortante a universalidade de certos momentos. A forma como as equipas se organizam, a emergência de um organizador, a oportunidade para alguém ser o contador, mesmo o nível de jogo, etc., são iguais em muitas partes do mundo, mas neste caso num ambiente de diversidade cultural.
Este dia iria fundir-se particularmente com o próximo, uma vez que depois de apenas uma noite nesta ilha íamos mudar para o outro lado da península de Puket (uma perna que sai do bocado de terra que liga a Tailândia à Malásia). Pensámos: viajando de noite poupamos uma noite de hotel e chegamos a tempo de aproveitar o dia nas famosas ilhas Phi Phi onde se encontra, entre outras coisas, a praia que deu nome ao filme: a praia. Decidimos voluntariamente ignorar dois factores que invalidaram a nossa aposta: fazendo uma viagem de barco durante a noite (6 horas), de autocarro durante a madrugada (3 horas) e novamente de barco (3 horas) chegaríamos mais cansados do que alguma estaríamos durante toda a viagem e ainda ignorámos o comentário feito pelo comandante (pelo menos era ele que estava a tentar impingir ganza aos passageiros) do nosso long-tail na ilha Ko Pag Nhan, de que o bom tempo que estávamos a apanhar nesse dia, iria contrastar com o mau tempo que poderíamos apanhar do outro lado da península, na ilha para a qual nos dirigíamos…

Comentários:
tens aqui umas reflexoes mt engracadas. aquele tipo de frase em que um gajo (o leitor) pensa "tem toda a razao no que diz, o gajo, eu nunca me lembraria disto, mas e uma observacao altamente pertinente". isto e particularmente verdade para a dinamica social do jogo (de volei).

e interessante, no teu estilo de escrita, a constante preocupacao em nao deixar nenhum angulo de qualquer tipo de observacao a descoberto. de certa forma, escreves como uma cobra que rodeia a presa e dps a asfixia totalmente.

nota-se uma certa ansia analiticam quase.

mas enfim, nada disto q estou a dizer interessa mt. Curte!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]