terça-feira, julho 11, 2006

 

Porquê tantas mortes na estrada em Portugal?

Os espanhóis são dos povos com menor nível de civismo que conheço. Pensam da seguinte forma: o que é meu é meu o que é dos outros ou passa a ser meu ou que se lixe. Funcionam assim em sociedade e até funcionam bem. A mão invisível de Adam Smith é mais poderosa num cenário com esta mentalidade. Tem sido pelo menos. Atribuo parte do sucesso económico que eles têm tido ao egoísmo que alimentam. Ainda bem que o ser humano tem algo poderoso, seja ele o egoísmo ou a solidariedade. Claramente a força recaiu mais sobre o primeiro sendo que uma das consequências de egoísmo é a solidariedade. Não somos perfeitos, mas parece-me que se alguém tivesse de definir sentimentos que garantissem a subsistência da espécie estes seriam dois fundamentais.


Porquê tantas mortes na estrada em Portugal?

Mais uma achega...

Porque acabo de fazer 650 km em estradas espanholas e constatei o seguinte. Quando estive em estradas de uma só faixa o tuga (eu no caso) era a única besta a ultrapassar em traço contínuo por uma razão muito simples: em distância com visibilidade similiar em Portugal, era permitido ultrapassar e era de Portugal que eu vinha. Os espanhóis davam-me um exemplo de saber estar (atrás de camionetas) com a calma demonstrada. Depois em duas faixas defini para mim próprio a velocidade cruzeiro entre 120 e 140 km hora (velocidade segura para as condições no meu entender). Espanto o meu quando durante todo o percurso fui ultrapassado pouquíssimas vezes e quando o fui o carro à minha esquerda levava tempo a transpor-me indiciando velocidade apenas ligeiramente superior à minha O que é feito da besta que vem a 200?? Ficaram todos em Portugal. Ora bolas. Onde é que eles aprenderam estas coisas. Em lado nenhum. Mas sendo egoístas e não parvos têm amor à vida! Vá-se lá perceber as bestas dos espanhóis.


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]