quinta-feira, maio 04, 2006

 

Ideias para o caminho

1. Que dizer quando a única faculdade francesa que não fechou portas neste periodo de estupidez colectiva foi a de economia?
2. Os governos deviam preocupar-se mais em promover o livre funcionamento dos mercados e corrigir as suas imperfeições (que são muito mais reduzidas do que aquilo que se faz pensar: os monopolios naturais são poucos, assim como as situações de free riding e aquilo que se pode considerar de bem púlbico e ainda as extrenalidades) em vez de se tentarem subsituir ao mercado, com a arrogância política de pensar que sabem melhor do que os individuos livre aquilo que é melhor para eles.

1+2 Matem alguns políticos de carreira e abram os cordões à bolsa a alguns tecnocratas

Já agora deixem-me questionar algumas instituições sociais.

1. As ordens profissionais. Porque é que os recém licenciados de direito se hão de ter de submeter a provas tão ridiculas quanto arbitrárias para poderem exercer a sua activiade profissional. Porque é que eu não posso decidir livremente quem é que penso que é a pessoa melhor preparada e com custos mais competitivos para me servir de advogado. Mas que escandalo de prática de conluio é esta. Faltará muito tempo até que comecem a ter as práticas doentias de proteção dos que estão dentro do sistema como os médicos que controlam a abertura de faculdades da sua especialidade? Será que aqui o mercado não funciona? É que quando sai da faculdade de economia ocorreu me precisamente o seguinte: e agora como é que me posso proteger, enquanto classe, ao ponto de impedir que determinadas tarefas para as quais fui treinado a fazer, estejam bloqueadas a curiosos como os engenheiros? Será a ordem a solução? Posso proteger-me como os médicos? A resposta é simples: a única forma de me proteger é sendo melhor e mais barato do que os outros naquilo que faço. Não poderemos fazer o mesmo com os cuidados de saude???
(Continua....)

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]