quinta-feira, junho 16, 2005

 

A emoçao das viagens (agora de barcelona) volta ao blog



Tenho noçao que acabo de completar, pelo menos, um ano fabuloso em todos os sentidos, muito por causa das inumeras e únicas viagens que tive a sorte de fazer no decorrer dos últimos 300 dias da minha vida. Regressado à origem do impeto (barcelona porquanto erasmus terá sido essa influência decissiva), consegui por fim contemplar essa mesma sorte. No entanto, aquilo que me encheu o espirito nao foi apenas isso. Foi também este primeiro dia fora de Portugal e na cidade pela qual me apaixonei e com a qual estive comprometido durante quatro meses que me encheu de alegria. Gostava entao de aproveitar a internet gratuita que consegui na minha anitga Universidade, pedindo o código a um ainda aluno da Pompeu Fabra, para falar sobre 3 questoes simples:
1- Como é que caraterizo Barcelona?
2- Porque que é que me mal chego ao estrangeiro me dá um locura que me torna capaz de palmilhar quilómetros sem fim em trasportes demorados e a pé?
3- Porque raio é que no estrangeiro me torno compulsivo na escrita?
1- Barcelona é simplesmente maravilhosa. Sim poderia dizer-se facilmente que estou a ser tendencioso. But guess what? Nao estou! E para o provar deixem-me enumerar apenas alguns aspectos que arrasam qualquer dúvida.
A seguranca que se sente. E quem escreve sobre isto, sou eu,que fui assaltadao dentro do próprio carro aqui nesta cidade. É imprecionante a motivacaoe presenca policial. E incrivel. Ponto. Estao por todo o lado e a qualquer hora do dia. Ontem numa zona perigosa às 4 da manha quando cheguei enquanto esperava o autocarro durante 45 min testumunhei que passaram mais carros de patrulha que outros carros. A sua accao nao se pauta pelas duvida, mas pela atitude decidida. Unica forma de lidar com o crime alias.
A beleza arquitetónica. É escusado falar na magnificiência das obras de gaudi. Mas a harmonia geométrica e o sentido integrador de cada edificio tornam essa beleza insuplantável.
A tolerância. Nesta cidade vive dos maiores conglomerados de correntes ideologicas e de estilos de vida. Os ocupas, os hipis, os industriais, os profissionais liberais, das populaçoes mais jovens de toda a europa, com uma natalidade aparentemente incompreensivel no contexto europeu, das maiores concentraçoes de turistas da europa, das maiores comunidades erasmus e mesmo de estudantes da penisula ibérica. E muitas raças... E todos vivem num harmonia que aos nossos olhos pouco tolerantes e mesmo racistas após acontecimentos como o de Carcavelos, chega mesmo a fazer confusao.
Sao vanguardistas e trabalhadores. Que diferença para o nosso conservadorismo bacouco e sem sentido (sentido que poderia ter, nao digo que nao. Mas nao tem de facto). Que diferença para a atitude de laxismo no trabalho. Todos sabemos que nada se faz sem trabalho. E se os catalaes tem esta maravilhosa cidade onde tudo funciona nao e por sorte. É antes pela forma abenegada como trabalham. Sao produtivos e criativos. Deixo aqui entao dois pensamentos: quando as 100 pessoas de quem eu dependo no trabalho sao mais eficientes, eu torno me sem esforço 100 vezes mais eficiente! a criatividade embora correlacionada com a cultura, deriva acima de tudo do trabalho e apenas com muitas pessoas a trabalhar na inovaçao se pode atingir niveis de exigencia como se alcanca aqui. Surgem ideias tao originais como visitas guiadas por telemóvel!!
Finalmente, esta é uma cidade que respira juventude. Vê-se na sua noite.
Quanto à minha estadia por Barcelona pergunta-se vocês! Ficou para já a matar saudades de amigos e spots até sabado. Irei entao para Girona e Costa Brava com o meu espirito de viajante a acompanhar. (Espero fazer wind surf ai). Regresso entao a Barcelona para uma semana de ramboia, aproveitando as festas de despedida dos Erasmus. O meu numero aqui em barça é 697210159.
2- O facto de ter um carro com deposito cheio, à porta de casa em Lisboa é uma primeira resposta. Também é verdade que em Lisboa a maior parte das coisas que perciso já tenho em casa. Isso reduz a minha necessidade de sair. Depois estou um bocado perto de tudo e acabo por me tornar comodista. Mas a prova de que o nao sou, para os mais cepticos, é mesmo a minha atitude no estrangeiro. Aqui estou eu com uma subida ao parque guell e mais de uma dezena de quilometros em cima no meu primeiro dia em barça. Preparo me ainda para apanhar autocarro e comboio e ir à aventura. Existe de facto algum espirito que nos inunda só no estrangeiro. Mas a minha preguiça começa a cair por terra.
3- Dificil dizer! O estilo de vida é a resposta, mas levanta ainda algumas dúvidas. A vida agitada da cidade, os planos permanentes, os mesmos ares e terras já pisadas, enturvam o espirito. O inverso é verdade: no estrangeiro o espirito liberta-se. A minha capacidade de análise é mais limpida e chego à profunidade dos meus sentimentos mais facilmente. O comportamente resultante é doentio e compulsivo: tenho de escrever. Mas hoje fico por aqui porque barça espera por mim. O tempo é mais quente do que quando fiz erasmus e é para aproveitar.
Grande abraço tomás Capitao por me receberes em tua casa e antiga faculdade pela net a pála, as refeiçoes com melhor qualidade preço e pela primeira festa onde já estive. A despedida dos seus alunos erasmus.A enigmática lança espetada em terras espanholas...

Comentários:
ADorei esse post. Sinto o mesmo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]