domingo, fevereiro 27, 2005

 

A viagem comeca

Numa paragem de autocarros, algures na vasta planície Argentina, começo a escrever. Encontro apenas algumas razoes para o estar a fazer. No início desta viagem de 2 meses à América do Sul comprei um pequeno caderno no qual comecei a depositar alguns dos momentos que estava a viver assim como alguns pensamentos. No entanto, este método de contrariar o esquecimento a que estão consignados os momentos não registados nem em fotografia nem por escrito, acabou por não se revelar suficiente na medida em que nem sempre estava com o caderno a mão e escrever a mão hoje em dia faz pouco sentido e revela-se uma tarefa mais cansativa e menos precisa que escrever no computador. Por outro lado, um computador pode estar ao virara da esquina na parte mais recôndita do mundo como tenho podido verificar... E acima de tudo existe um estranho entusiasmo por sabermos que pelo menos existe uma probabilidade maior que zero a de alguém vir a ler aquilo que estamos a escrever. A orientação e sentido da escrita acabarão por ser diferentes daquilo que escrevo no caderno, mas escrever num Blog, por oposição ao meu caderno revela-se mais estimulante, como aliás tem revelado o Sousa pelo seu enorme interesse em escrever para terceiros. Aliás, do Bolg do meu companheiro de viagem Sousa, (A lei da espada) que me deu a ideia de iniciar este Blog sendo assim o seu padrinho, deriva o meu novo heterónimo: A lança.
Dito o motivo pelo qual começo a escrever este Blog está aberto a todas a crónicas que pretendo começar a escrever sobre esta viagem que estou a realizar. Falta-me finalmente explicar o título do Blog. A viagem eterna, ou em espanhol La viaje eterna, é uma alusão talvez demasiado poética ao processo continuo que é a Historia. Uma alusão ao fio condutor que nos leva de momento histórico em momento histórico sendo que cada pequeno acontecimento na vida de cada um têm relevância aos olhos da eternidade, tal como imagino que Deus a tenha pensado. Pretendo ainda dar um sentido de continuidade, para além do tempo da viagem, ao motivo concreto que me iniciou neste Blog. Até porque para mim viajar é um estado de espírito que embora mais intenso longe da sua terra, não se esgota nesse momento, num mundo global onde a viagem é cada vez mais uma imposição Histórica, que começou por levar o homem nómada ao sedentarismo, para o tornar novamente nómada.

Pedro Noronha da Camara, a partir de agora a Enigática Lança

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]